top of page

 

                  

                         Rick Troula

Star Wars, Beatles e God of War Ascension!


18 de Março de 2014

O objetivo aqui é falar de quadrinhos. Majoritariamente quadrinhos publicados no exterior. Neste espaço buscarei comentar títulos de quadrinhos publicados nos EUA e na Europa que possam interessar aos leitores gongnianos. Eventualmente resgatarei publicações mais antigas indicando possíveis leituras e ocasionalmente posso tocar no universo dos Mangás, mas será muito raro, pois confesso minha ignorância no tema. Além disso, sempre que possível, abordarei artbooks e livros sobre artistas no geral.

THE ART OF GOD OF WAR ASCENSION

 

Pra falar o português claro The Art of God of War Ascension é um dos melhores artbooks que eu já vi. E olha que eu já vi muitos. O cuidado gráfico e a quantidade insana de material presente no livro o colocam anos luz a frente de qualquer outro livro da série e da vasta maioria de artbooks por aí.

 

Publicado pela Bluecanvas em 2013, o livro tem quase 400 páginas e é impresso em papel de gramatura alta e qualidade superior. Tem um acabamento dourado na lateral de todas as páginas, folhas semitransparentes nas divisórias de capítulo, encadernação reforçada, sobrecapa bem cuidada e finalização de primeira. E tudo isso acompanhado de uma tonelada de imagens de concept art e produção, o que obviamente é o que interessa. Há artes em diversos estágios de produção dos primeiros concepts aos modelos tridimensionais finais. Sejam de cenário, personagens, props, armas e atém material promocional. A quantidade e qualidade das imagens são impressionantes. Destaque para os modelos 3D e de ZBrush que nem sempre ganham o destaque devido nos artbooks ou são apresentados com qualidade, aqui eles aparecem em toda sua glória.

 

 

THE STAR WARS

 

The Star Wars é a mais recente série da Dark Horse explorando o vasto universo criado por George Lucas, porém ela é diferente das tantas outras por adaptar para os quadrinhos o roteiro original escrito por Lucas para a série de filmes. Como todos os roteiros de filme, os de Star Wars passaram por diversos tratamentos e inúmeras reformulações até chegar a serem filmados e se tornarem os filmes que todos conhecemos. Esta série em 8 partes adapta o primeiro esboço, o primeiro tratamento dado pelo jovem e então desconhecido George Lucas. E é bem diferente do que acabou nas telas apesar de ser estranhamente familiar.

 

Luke é um general velhão e experiente, Léia é uma princesa, mas não tem parentesco com Luke e Han Solo é um grande alienígena verde. Os personagens estão lá, mas eles são bem diferentes e muitos desempenham papéis diferentes dos que viriam a ter nos filmes. A trama segue um objetivo similar ao opor rebeldes e império, mas se desenvolve de forma distinta. Isso sem falar no Vader. Toda a leitura é bizarra, pois você está lendo uma história com personagens que conhece extremante bem em um universo que lhe é muito familiar e acompanhando eventos aos quais você sabe como terminam. Mas ainda assim é tudo diferente. O que não quer dizer que seja ruim, a história até aqui é sólida e interessante. Chegamos a metade da saga com o número 4 e a trama prende, mas ainda é bizarro. Não faz muito sentido julgar sem acabar de ler então é tudo que eu posso dizer até aqui.

O roteiro de Lucas é adaptado por J. W. Rinzler, editor dos livros de Star Wars e autor de muitos artbooks sobre os filmes e sobre o universo dos filmes. E a arte é de Mike Mayhew quadrinista responsável também pela adaptação visual desta nova interpretação do universo Star Wars. Não sou um grande fã da arte dele, especialmente por ela tender ao hiper-realismo que eu não acho que funcione tão bem num gibi, mas é esteticamente muito interessante e bem acabada.

THE FIFTH BEATLE

 

The Fifth Beatle: The Brian Epstein Story é uma graphic novel lançada o ano passado pela Dark Horse através de um de seus selos e conta a biografia do lendário empresário dos Beatles, Brian Epstein, que descobriu e guiou o grupo ao estrelato. Escrita por Vivek J. Tiwary e ilustrada por Andrew Robinson a graphic novel é uma interessante investigação do silencioso quinto Beatle, alcunha dada a Epstein por John Lennon em uma entrevista na década de 1970. Vivek é um renomado produtor de filmes e peças de teatro, um fã do quarteto de Liverpool e um pesquisador da história de Epstein. Definindo sua pesquisa como um trabalho de uma vida ele se utilizou de inúmeras entrevistas e uma extensa pesquisa para traçar a trajetória do homem que lançou os Beatles para o mundo.

A Dark Horse tem uma longa tradição de publicar gibis baseados em filmes e tem sido a casa das HQs de Star Wars ha mais de 20 anos, mas isto acabará em breve já que a Disney comprou Star Wars recentemente e passará a publicar os gibis pela Marvel, de quem também é dona. Assim, a série que deve ser uma das últimas publicadas pela Dark Horse abordando o universo de Star Wars, ganha um sabor de despedida da editora que tratou tão bem dos títulos. Também por isso ela é muito recomendada para qualquer interessado no universo criado por Lucas e obrigatória para os fãs!

E a arte da HQ é soberba. Andrew Robinson se utiliza de toda sua virtuosidade para apresentar a descoberta do grupo por Epstein e a subsequente jornada da Inglaterra para o mundo. Com um trabalho de cor expressivo Robinson explora a representação dos personagens da história transitando entre a caricatura e a arte realista e tirando o melhor dos dois mundos, sem descaracterizá-los a ponto de atrapalhar a história, mas sem ser fotográfico e atrapalhar a narrativa. A arte é belíssima em sua combinação de tinta tradicional e ajustes digitais, tipografias manuais e interferências gráficas.

 

O gibi ainda conta com a participação de Kyle Baker que cuida de dois eventos surreais da história dos Beatles, uma turnê nas Filipinas e o resultado da declaração de Lennon de que eles eram maiores do que Jesus Cristo. Toda maluquice visual de Baker e sua característica interpretação cartunesca cai como uma luva nestes momentos da história do grupo.

 

Vivek explora a melancólica origem de um homem rico e bem de vida, mas que não tinha felicidade e o que a descoberta de uma banda faz com ele e onde isso o leva até o final trágico e a forma ligeiramente surreal que ele é contado. Eu não sou um grande fã de Beatles, cresci ouvindo graças a minha mãe, mas nunca fui um fã, apesar de gostar de algumas músicas. Portanto eu nunca tinha ouvido falar de Epstein. The Fifth Beatle é uma ótima forma de descobrir quem foi Epstein e mergulhar um pouco no mito dos Beatles, assunto este que é sim muito interessante.

É possível adquirir a graphic novel em dois formatos, o normal e a edição limitada. Ambos são semelhantes no acabamento, mas a edição limitada tem uma capa texturizada e uma série de extras de produção como esboços, planejamentos e parte da pesquisa de Vivek.

Os concepts de cenários e personagens são incríveis e inspiradores. Altamente recomendado para fãs da série, artistas e interessados.

 

O livro é caro, sai a US$ 70 na Amazon, e o frete também tende a ser caro devido ao peso elevado da publicação, mas vale muito a pena. Comparado com os outros artbooks da série, que foram bem bosta perto do que poderiam ser The Art of God of War Ascension é espetacular.

2014

 

2013

 

2012

ARQUIVO

Colunas

GONG Copyright ©  2012. Entretenimento para Geeks, Otakus/Otomes e Nerds em Geral. Versão Beta 1.0                                                                                                            gong.com.br  -  Todos os direitos reservados

Todas as imagens e vídeos de filmes, séries e etc são marcas registradas dos seus respectivos proprietários.

A reprodução do conteúdo deste site é autorizada desde que cite a fonte.

GONG Copyright ©  2012. Versão 2.0 (2015)                                                                                                                                                                       gong.com.br  -  Todos os direitos reservados

Todas as imagens e vídeos de filmes, séries e etc são marcas registradas dos seus respectivos proprietários.

A reprodução do conteúdo deste site é autorizada desde que cite a fonte.

bottom of page