O autor, Lúcio Manfredi inseriu seres alienígenas e andróides à história do célebre triângulo amoroso - Bentinho, Capitu e Escobar - e vai além do mistério que os olhos de ressaca de Capitu contêm e agrega porções fantásticas à trama, recriada a partir de "Dom Casmurro" (1899), de Machado de Assis (1839-1908).
Com 260 páginas, a obra integra a coleção "Clássicos Fantásticos", publicado pelo selo Lua de Papel, da editora LeYa.
O título do livro chamou tanto minha atenção que para conseguir ler resolvi primeiramente reler o original e para resumir a história vale dizer que Bentinho e Capitu são vizinhos e amigos de infância. Com o tempo o amor entre os dois surge, mas Bentinho está comprometido com o seminário, pois sua mãe fez uma promessa que faria do filho um padre. Após longos anos de estudo ele sai do seminário, reencontra sua Capitu e casam-se. Mas nem tudo é um mar de rosas, a suspeita crescente de que sua bela Capitu-de-olhos-de-ressaca o está traindo com seu melhor amigo transformam Bentinho.
Na recriação do clássico, cerca de 30 a 40% do conteúdo da obra original foi preservado, além do triângulo amoro, temas como até que ponto conhecemos outra pessoa, até que ponto conhecemos a nós mesmos e até que ponto distinguimos o que é do que não é real com a diferença de que agora eles são reescritos dentro da perspectiva da ficção científica, onde há diversas referências escondidas, de obras e de autores clássicos da ficção, filmes e seriados de tv.
Dom Casmurro e os Discos Voadores
Marcus Martins
28 de Novembro de 2013


Para deixar aqui uma resenha sem spoilers pois qualquer coisa mais relatada vai entregar e muito quem é quem e o que é o que no livro, mas vale comentar que o autor pesquisou teorias e idéias recorrentes aos temas OVNI’s e aliens que alguns grupos debatem seriamente por ai, enfim, a resenha.
Desde novinho, Bento sempre ouviu que discos voadores eram coisas do seu tio “biruta”. Nunca deu importância, nem achou que deveria. O agregado da família age como um robô? Não tem importância. Capitu tem estranhas marcas nos ombros? Dá pra ignorar. Lagartos falantes e homens bizarros? Tudo não passa de um sonho…
E é essa ilusão de que tudo está bem que faz Bentinho ficar ainda mais surpreso quando a verdade vem à tona. No fundo é sua própria ignorância dos fatos que torna tudo mais surreal… Tudo que sempre esteve bem debaixo do seu nariz!
Se você leu Dom Casmurro e gostaria de ter uma releitura divertida recomendo, se você nunca leu o clássico também recomendo se você pretende dar boas risadas e ler uma história de ficção científica muito bem contada.
Colunas