top of page

Deathwatch - Rites Of Battle

                    Merack

                              10 de Junho de 2013

Antes de começar a destrinchar este suplemento, devo lhes dizer que após dez aventuras de sucesso, descobri coisas ainda mais interessantes sobre o sistema do Deathwatch. Pra quem gosta eu realmente recomendo.


Claro, também encontrei mais erros no livro. Teria a FFG lançado o livro às pressas? Mais pra frente posso lançar um artigo comentando mais sobre o Deathwatch.

Vamos lá, neste suplemento o GM tem tudo o que precisa para montar seu próprio Chapter, oferecer aos players as Advanced Specialties (classes avançadas), onde o player tendo XP para gastar e renome suficiente pode ter acesso a uma Advanced Specialty de sua escolha.
Nota pessoal: Montei um Dreadnought, Brother Lucius como NPC para os meus players, Santa Ignorância! Um Tyranid Carnifex na frente dele vira purê.

Vocês devem ter notado acima “tendo XP para gastar“, sim, aumentar uma perícia, atributo e/ou comprar um talento de classe custa ponto de XP. Você dá o XP ao player, ele junta os pontos necessários para comprar o que quiser, de acordo com o que sua classe permite.

As primeiras dez páginas do livro são voltadas exclusivamente ao surgimento do Chapter Deathwatch, origens, os Trials (desafios) enfrentados para se tornar um, enfim, um pequeno complemento ao que encontramos no livro de regras.



A seguir temos a criação de um novo Chapter, totalmente do zero! Aqui a FFG mandou muito bem, tem tudo, a não ser por... pois é, temos um problema mas chegarei lá.

O GM pode optar junto aos seus players em jogar tudo em tabelas ou escolher a dedo mesmo, no meu caso optei por escolher a dedo pois já tinha uma idéia do Chapter que queria que meus players jogassem. Na criação do Chapter em si então temos principalmente:

1) Pra que ele foi fundado.
2) Época em que foi fundado*.
3) Quão puro é o Gene-Seed do seu Chapter.
4) Chapter de origem.

*Dependendo do resultado, seu Chapter pode ter sido fundado no que eles chamam de Sencond Foundation, este livro conta sobre. Seu Chapter é descendente direto de um dos vinte principais da história.

Aí temos o comportamento do Chapter entre seus co-irmãos, chance de uma mutação no Gene-Seed, peculiaridade do Chapter, modificadores de características, quem é o herói do seu Chapter, planeta natal, você monta o planeta, doutrina de combate, Solo-Mode e Squad-Mode Abilities, restrições do Chapter, relíquias e equipamentos especiais, crenças, uma tabela para gerar o nome e por aí vai, até chegar ao tipo de inimigos que seu Chapter é especialista em matar. Sinceramente, tem bastante informação, dá pra criar um Chapter com uma história bem rica.



A única coisa que peca, é o player que quer fazer um psiônico, ou assim dizendo, um Librarian. O Rites of Battle lhes dá três livros para que o player possa escolher os poderes do Chapter, pois é, cada Chapter tem um número “X” de poderes e é só. Dependendo da “ignorância“ do seu Chapter, periga nem poder o mesmo ter, quem quer um Librarian quando se briga na porrada mesmo?



Fora que um dos livros citados, é de outra linha de RPGs do universo do Warhammer 40.000 e a regra para poderes psiônicos é diferente do livro do Deathwatch e dos outros dois livros citados, uma zona. Nesse caso, conversando com o meu player, chegamos ao consenso de que melhor seria se ele tivesse o número e os poderes do Chapter o qual gerou o Chapter que foi criado por mim.

Neste suplemento também somos apresentados a novos Chapters, sendo o principal:



Imperial Fists – um dos vinte primeiros.

Aí a lista segue com os sucessores dos Ultramarines, Dark Angels, Blood Angels e do próprio Imperial Fists.

Passado isso, entramos na parte dos Advanced Specialties, aqui a lista tem o Black Shield, Deathwatch Champion, Deathwatch Chaplain, Deathwatch Dreadnought, Deathwatch Epistolary, Deathwatch Forge Master, Deathwatch Keeper, Deathwatch Kill-Marine, Deathwatch Captain e o First Company Veteran.

Como eu disse anteriormente você tem um pré-requisito para comprar uma dessas Advanced Specialties, no caso do Dreadnought, o player não pode ter nenhum Fate Point, tem que ter renome 60 ou +, ter feito algum ato heróico e não pode ser um Librarian. Fora gastar a bagatela de 5.000 pontos de XP. O detalhe é que para ser um Dreadnought você tem que estar a beira da morte, quem conhece sabe que o Space Marine é trancafiado em um sarcófago que o manterá vivo “eternamente“.

O player tem ou não a opção de comprar uma Advanced Specialty, tem até uma tabela própria que permite ao mesmo aumentar perícias e talentos próprios da Advanced Specialty escolhida.

Como não poderia faltar, temos um capítulo com novas armas, ferramentas, equipamentos e armaduras, inclusive, armaduras mais antigas. Também temos um capítulo voltado aos veículos do universo, inclusive com veículos de outras raças para colocarmos na aventura.

Um capítulo que achei muito interessante é o cinco, esse capítulo explica bem o renome, como ganhar e como perder, claro, dependendo dos seus atos você perde renome. Os tipos de honras militares que você pode ganhar, como os famosos Purity Seals, entre outros.

Criar seu Chapter com esse livro é realmente interessante se não quiser jogar com os prontos. Me diverti criando o que queria para os meus players e nos acertamos com esse Chapter criado, os Skull Fangs.

Próxima parada, o primeiro suplemento de alienígenas do universo Warhammer, Deathwatch – The Mark Of Xenos!

Por Merack

2014

 

2013

 

2012

ARQUIVO

Colunas

GONG Copyright ©  2012. Entretenimento para Geeks, Otakus/Otomes e Nerds em Geral. Versão Beta 1.0                                                                                                            gong.com.br  -  Todos os direitos reservados

Todas as imagens e vídeos de filmes, séries e etc são marcas registradas dos seus respectivos proprietários.

A reprodução do conteúdo deste site é autorizada desde que cite a fonte.

GONG Copyright ©  2012. Versão 2.0 (2015)                                                                                                                                                                       gong.com.br  -  Todos os direitos reservados

Todas as imagens e vídeos de filmes, séries e etc são marcas registradas dos seus respectivos proprietários.

A reprodução do conteúdo deste site é autorizada desde que cite a fonte.

bottom of page