Aquaman - Vida Longa ao Rei de Atlantis!!!
Merack
07 de Novembro de 2013
Foi um arco dramático com Aquaman entre os homens e seus súditos atlantes. Atlantis comandada pelo Ocean Master inundou cidades, afogou milhares mostrando quem era superior. Aos principais heróis da DC, o que restou foi defender como podiam e salvar aqueles que conseguiram. Aquaman no final derrotou seu irmão e depois de tanto resistir a pressão de assumir ou não o trono, se impôs como Rei e ali na costa de Metropolis, ordenou a seu povo que retornasse para Atlantis.
As conseqüências disso? Aquaman se “desfiliou” da Liga, seu irmão foi preso por autoridades terrenas onde foi julgado e condenado a prisão perpetua por seus crimes.
Um dos méritos de Geoff Johns, foi alimentar o titulo com histórias interligadas e a forma com a qual ele explora os Sete Mares, fazendo com que toda a informação que tivemos por 20 números até a conclusão do arco Liga da Justiça VS. Atlantis seja uma coisa simples de se entender e se lembrar.


Quase um ano se passou desde o meu primeiro artigo sobre o Rei dos Sete Mares.
Confesso que fiquei preocupado com a troca de parte da equipe criativa mas, para a sorte de nós fãs e assíduos leitores, Geoff Johns se mantém firme no roteiro do gibi com arcos muito bem desenvolvidos e explorando muito bem o “universo“ aquático do herói.
Na parte da arte temos como eu havia dito no primeiro artigo, Paul Pelletier que está desenhando muito bem, acompanhado de Sean Parsons e Rod Reis na arte final.
Logo após os dois primeiros arcos, o primeiro contando sobre uma raça subaquática que foi aprisionada em uma trincheira nas profundezas do oceano e a segunda, com ninguém menos que Black Manta roubando um tridente ancestral atlante com um poder descomunal e entregando ”só”, para o irmão do Aquaman conhecido como Ocean Master que ali se proclamou Rei de Atlantis. Tivemos um “crossover“ com a Liga da Justiça em uma guerra entre Atlantis e os maiores heróis da DC.

No novo arco que se segue, um antigo e que se auto proclama primeiro Rei de Atlantis despertou de seu sono profundo. Seu plano é reerguer Atlantis como uma só nação. A saga ainda está andando mas o que foi entendido é:
Atlantis era um país dividido em sete estados, cada qual com seu povo. Daí descobrimos que os seres do primeiro arco eram um dos povos, outro povo que vive sob o Triangulo das Bermudas é outro, os atlantes um terceiro e os outros quatro povos estão sumidos até então. O tridente que Black Manta rouba no segundo arco era “só” a arma deste Rei que no último gibi que saiu nos EUA é apresentado a nós como Atlan.
Como o desfecho do arco ainda não saiu, não sabemos por este Rei congelou a si mesmo, ou ainda, foi aprisionado em uma geleira no Ártico e se tornou meio que um morto-vivo com a principal idéia de tomar para si como súditos os povos que ainda existem debaixo d’água.
O primeiro povo a jurar lealdade a Atlan foi o povo sob o Triangulo das Bermudas, o povo de onde a Rainha Mera, mulher de Aquaman saiu. A história dela ainda não teve um desfecho também, mas, sabemos que ela deixou seu povo com uma missão, seduzir e no momento exato, eliminar o Rei de Atlantis. Mas, algo deu errado, Mera se apaixona por Aquaman e não executa sua missão. Como eu disse, isso ainda não foi explorado no gibi mas será em breve. Tudo a seu tempo.
O título está indo de vento em popa. Algo que eu reclamava da série anterior é que com tanta mitologia marítima para se explorar, os roteiristas que trocavam a cada seis números inventavam coisas sem sentido, deixando as pontas soltas para outros tentarem fazer algum milagre. Aqui por enquanto, 24 números depois tudo está amarrado, e bem amarrado eu diria. O titulo explora o que outros não exploraram dando a devida atenção ao terreno e a cada personagem, seja ele herói ou vilão.
Há dez anos comecei a ler o gibi do herói e, definitivamente esta é a melhor série das três que acompanhei. Bem criticado nos principais sites sobre quadrinhos e com boas vendas no mercado, faço votos que o titulo dure por muito e muito tempo como alguns dos grandes da DC.
Vida Longa ao Rei de Atlantis!!!
Por Merack

Colunas