A Marca de Atena - RESENHA E CRÍTICA
Marcus Martins
19 de Novembro de 2013

Mais uma resenha do autor Rick Riordan, narrado por quatro semideuses, o livro conta a jornada até as terras antigas, Roma, em busca de solucionar uma das profecias que poderiam unir os acampamentos Júpiter (Romano) e meio-sangue (Grego), além da contínua missão de encontrar uma forma de Impedir Gaia de renascer e destruir todo o mundo como o conhecemos.
Com 477 páginas, A Marca de Atena foi publicada pela editora Intrínseca, é o terceiro de cinco livros da Coleção Os Heróis do Olimpo.
O livro finalmente assume uma postura mais séria, continua com seu tipo de texto característico de Percy Jackson e os Olimpianos com seu modo extrovertido de abordar a mitologia greco-romana, mas muito mais empolgante do que os dois primeiros livros da série.
Finalmente os 7 semideuses da profecia, ou não (???), estão unidos, 4 gregos (Percy, Annabeth, Leo e Piper) e 3 romanos (Jason, Frank e Hazel) e, devem seguir para roma em busca de Nico di Angelo para encontrarem as portas da Morte na casa de Hades além de que Annabeth deve seguir a marca de atena em sua missão pessoal, dada por sua mãe para resolver o conflito entre gregos e romanos que já duram eras.

Como é de costume nos livros de Riordan, desde o início os jovens semideuses enfrentam todo tipo de problemas. Como os capítulos são meio que divididos, de 3 a 5 por personagem, você já logo pode imaginar que em cada sequência de capítulos um deles irá enfrentar dilemas pessoais, medos e ressentimentos antigos, segredos a muito protegidos e claro, uma quantidade enorme de monstros mitológicos e conversas descabidas com deuses divididos entre suas personalidades Gregas e Romanas.
Todos os sete semideuses tem seus momentos de destaque ao longo da história e, todos se questionam quando à sua real importância para o grupo e a missão. Este e outros fatores demonstram o significativo amadurecimento dos personagens, da série e dos temas infanto-juvenis abordados.
Para compreender completamente o livro é necessário ler não somente os dois livros anteriores da série, mas também todos os livros de Percy Jackson e os Olimpianos, somando 7 outros livros assim não perdendo nenhum comentário mencionando aventuras anteriores dos personagens. Enfim, é uma leitura recomendada, a trama não é complicada, mas bem trabalhada, cheia de reviravoltas interessantes e com um final que nos deixa na expectativa do próximo livro.
A ùnica ressala é de que a revisão de texto tem de ser revista novamente, a quantidade de erros de digitação é cosiderável e chega a irritar um pouco.
No final das contas A Marca de Atena é uma leitura tranquila e divertida, típica literatura infanto-juvenil que muito adulto acaba se interessando e acompanhando, meu caso, ou não, além de estar formando novos e fiéis leitores.
Colunas